Onde correr no RJ 20 lugares para praticar seu treino

Onde correr no RJ: 20 lugares para praticar seu treino

Praticar corrida é a opção ideal para quem busca um exercício completo. Isso, porque além de melhorar o condicionamento físico e a capacidade aeróbica, esse esporte incrível também aumenta a disposição, a imunidade, o humor e a qualidade de vida.

E quando praticada ao ar livre com cenários maravilhosos ela se torna ainda mais prazerosa. Por isso, separamos uma lista com 20 lugares incríveis para você praticar seus treinos de corrida na cidade do Rio de Janeiro. Confira abaixo!

1. Aterro do Flamengo

Palco de diversas corridas de rua, o Aterro do Flamengo já é um grande conhecido dos corredores.

Iniciando o percurso no Museu de Arte Moderna (MAM) e correndo até o Monumento de Estácio de Sá, você percorrerá uma distância total de 7,6km. Um ponto positivo do local é que a pista tem marcação a cada 500 metros. Desse modo, você tem total controle sobre a distância que está percorrendo.

Ah, uma dica importante: nos domingos e feriados, uma parte da pista é fechada, assim você tem mais espaço e tranquilidade para correr nesses dias.

2. Bosque da Barra

Situado na Zona Oeste, no meio da Barra da Tijuca e ao lado da Alvorada, o Bosque da Barra tem 50 hectares e diversas opções de circuito de corrida.

O entorno do parque tem quase 3km, sendo 2.900m de terra batida e 50m em paralelepípedo. Ainda é possível explorar o interior do parque, que tem 1.600m de pista de cascalho.

Fique atento ao horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 17h. O local é bem arborizado, o que deixa a temperatura bastante agradável até mesmo nas tardes de sol.

3. Bosque da Freguesia

Outra opção da Zona Oeste, em Jacarepaguá, é o Bosque da Freguesia que tem diversas trilhas, contando com um percurso de 2,2km de terra batida.

Além disso, também há a opção de fazer caminhos alternativos pelo interior do parque. Confira as trilhas e a distância de cada um dos seus percursos:

  • Trilha Sabiá — 580m;
  • Trilha Caxinguelê — 365m;
  • Trilha Bem-te-vi — 394m;
  • Trilha Figueira — 235m;
  • Trilha Pau-Brasil — 635m.

O horário de funcionamento do Bosque da Freguesia é de terça-feira a domingo, das 7h às 17h.

4. Lagoa Rodrigo de Freitas

Para quem quer correr na Zona Sul, a Lagoa Rodrigo de Freitas é uma ótima opção. A quilometragem é marcada a cada 100m para que você possa ter controle sobre a distância. Uma volta completa na lagoa totaliza 7,5km, ideal para quem quer treinar percursos longos.

A pista compartilhada é sinalizada (corrida, caminhada, bike) e em certo local dá para fazer tiros de 1km. A vista é um show à parte: durante o percurso dá para apreciar o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos e o Sumaré.

Porém, nos finais de semana, o local é bem movimentado. Então, pode ser interessante ir mais cedo nesses dias, para não enfrentar um fluxo muito grande de pessoas.

5. Orla da Praia da Barra

Do Posto 8 até o Quebra Mar é o lugar perfeito para fazer um longão, pois a pista tem 8km de extensão e marcações a cada 400m. Se você quiser fazer um treino ainda maior, pode começar no Quebra Mar e ir até o final da Reserva para completar 15km.

Nessa orla você pode apreciar a Pedra da Gávea de um lado e a vista do mar, do outro lado. Outra vantagem é que você pode optar por correr no calçadão, na grama do canteiro central ou na areia.

6. Vista Chinesa e Mesa do Imperador

Começando na cancela da Floresta da Tijuca e chegando na Mesa do Imperador, esse é mais uma excelente local para treinar corrida na Zona Sul.

O percurso conta com 5 quilômetros de subida intensa e no km 4 há a Vista Chinesa, que vale a pena ser conferida.

7. Estrada das Paineiras

Para fazer o percurso de 8,5km da Estrada das Paineiras, é preciso estar com o condicionamento físico em dia, afinal, há muitos trechos de subida.

O ponto de partida preferido dos corredores é na cancela que fica ao lado do Centro de Visitantes Paineiras para acesso ao Cristo Redentor. Aliás, a estrada faz parte do caminho para chegar lá em cima.

Durante os finais de semana a pista é fechada para veículos e por isso vários atletas se reúnem para treinar lá. Esse pode ser um ótimo momento para você conhecer a estrada.

8. Parque Madureira

Na Zona Norte, o Parque Madureira permite um treino de 3,5km para quem segue pelo asfalto e de 4km para quem opta pela ciclovia. Então, dependendo da sua escolha, você tem um treino de até 8km (ida e volta) em um terreno praticamente todo plano, sendo ótimo para iniciantes.

Como o local tem poucas árvores e, por isso, pouca sombra, a nossa dica é que você opte por horários de temperatura mais amena ou mesmo à noite, já que o parque fica aberto de terça à domingo das 6h às 22h.

Como há guaritas localizadas em pontos estratégicos, câmeras com circuito interno e uma unidade da Guarda Municipal, o local é bastante seguro.

9. Quinta da Boa Vista

O parque que já foi residência da Família Real é uma alternativa incrível para quem quer correr no Rio. Localizado no bairro Imperial de São Cristóvão, tem diversos tipos de terrenos para corrida: asfalto, grama e pista de terra batida.

Apesar de alguns trechos com aclives, o percurso de aproximadamente 3,5km é considerado fácil, sendo ideal também para os iniciantes.

O funcionamento é das 7h às 18h diariamente, no entanto, os corredores preferem correr no local durante a semana, pois nos finais de semana costuma ficar bem movimentado.

10. Orla das Praias da Zona Sul — Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon

Opção de percurso é o que não falta na Orla das Praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Isso porque, ao total, o trajeto todo garante a você um treino de 9km. Juntas, as orlas do Leblon e de Ipanema têm 4km.

Por sua vez, a de Copacabana tem 4km e a do Leme mais 1km. Mas, se você quer um trajeto mais longo, pode seguir até a Urca e chegar até a Praia Vermelha. Ou, ainda, seguir em direção à Lagoa para conquistar mais 7,5km.Mas, atenção: como a pista em Copacabana não tem sombras, evite correr durante períodos de sol muito quente.

11. Parque Estadual do Grajaú

Se você gosta de aventuras, não pode deixar de conhecer as trilhas do Parque Estadual do Grajaú. Com uma área de 55 hectares, ele se tornou uma área de preservação ambiental. Isso significa que durante as suas corridas a natureza será sua companhia.

Mas vale lembrar que algumas trilhas saem dos limites do parque e por isso é importante sempre se informar antes sobre o trajeto que deseja fazer.

O parque fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

12. Maracanã

Um dos lugares mais frequentados no Rio, por quem gosta de correr, é o famoso estádio do Maracanã. Mas calma, você não vai correr dentro dele, e sim, ao redor.

A pista tem 1,8km de extensão e se você quiser fazer percursos maiores, ou não gosta de ficar dando voltas, há a opção de subir a passarela que fica perto ao CEFET e continuar seu treino na Quinta da Boa Vista.

Uma ótima dica é evitar correr nos dias de jogos, pois o local fica tomado por uma grande quantidade de torcedores.

13. Pontal – Grumari

Para quem quer correr na Zona Oeste, esse percurso é imperdível. O Pontal é o final da Praia do Recreio e o início da Praia da Macumba.

Da Praia do Recreio até a cancela na Avenida Estado da Guanabara, há pista de asfalto, de grama e também de terra batida, com uma subida bem leve.

Chegando em Grumari, a pista muda e passa a ser de paralelepípedos. São 8km de trajeto, mas se você quiser uma pista ainda mais extensa, pode continuar até Guaratiba, assim você ganhará mais 2,5km de subidas e descidas.

14. Parque Radical de Deodoro

O segundo maior parque do Rio consegue receber até 4 mil pessoas e tem 500 mil m². Algumas corridas já foram realizadas no local, apesar de não ter uma pista exclusiva ou demarcada para correr. Vale lembrar que há duas opções de pista para correr: asfalto e terra batida e alguns trechos têm subidas bem íngremes.

Devido ao tamanho do parque, é possível fazer um percurso de até 5km sem passar pelo mesmo local.

Alguns locais são bastante ermos para treino, então é bom ter cuidado, mesmo contando com rondas da Guarda Municipal. O parque fica aberto de quarta a domingo, sempre das 6h às 16h.

15. Parque Manuel Bandeira – Ilha do Governador

Uma ótima opção para correr ao ar livre na Zona Norte é o Parque Manuel Bandeira, ou Aterro de Cocotá, como também é chamado.

Com seus 150 mil m², conta com diversos locais onde é possível correr, como ciclovia, quadra poliesportiva e área para treinos funcionais, onde é possível fazer aquecimento e outras atividades.

16. Parque da Pedra Branca

Localizado na Zona Oeste da cidade, o Parque Estadual da Pedra Branca é ótimo para corridas em trilhas. Aliás, o parque contém o pico mais alto do Rio, com 1.024 m de altitude. Por aí você já percebe que ele é perfeito para treinos intensos.

No entanto, também há trilhas fáceis, como a do Rio Grande, que tem 800 m de extensão. Mas, se a ideia é realmente melhorar o seu condicionamento, opte pelo trajeto até o Maciço da Pedra Branca, que tem 11 km e é, em sua maioria, composto por subidas.

17. Orla da Pedra do Recreio

A Orla da Pedra do Pontal, no Recreio, tem uma vista maravilhosa para quem quer correr ao ar livre. Fica próxima ao Posto 12, na Zona Oeste e divide as praias do Recreio e da Macumba.

Muitos optam por correr na orla e finalizar com uma belíssima trilha na pedra, que é considerada de nível fácil com seus 520m. Acredite: o visual lá de cima faz valer a pena!

18. Reserva entre as praias do Recreio e da Barra

A Praia da Reserva fica entre a do Recreio e da Barra, ou seja, na Zona Oeste. Conta com cerca de 8km de extensão e é margeada pela Avenida Lúcio Costa, que às vezes é interditada para a realização de corridas rústicas.

Então, você pode correr na rua, desde que tome bastante cuidado com os carros, ou pode correr na orla, na areia fofa, o que tornará seus treinos um pouco mais desafiadores.

19. Parque Olímpico

Localizado no Cabo Pombeba, sobre a Lagoa de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, o parque é um complexo esportivo que foi construído para os Jogos Olímpicos de 2016.

Nele há as Arenas Cariocas, Estádio Aquático, Arena Olímpica, Parque Aquático, Centro Olímpico de Tênis e Velódromo.

Lá tem uma infraestrutura completa para você praticar corrida com qualidade e segurança, e uma curiosidade é que a iluminação do parque é realizada através de um sistema de automação predial.

O local fica aberto de terça a domingo, das 7h às 22h.

20. Orla das praias de Grumari, Prainha até o Secreto

O treino pode começar na cancela para a Avenida Estado da Guanabara. O percurso é uma subida leve com asfalto. Ao seguir pela avenida, tenha cuidado com os carros que passam bem próximos a quem está correndo.

Até o final da Praia de Grumari são 8km de trajeto. Aproveite o percurso parar para conhecer a praia do Secreto e o Parque Natural Municipal da Prainha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *